UTFPR suspende calendário acadêmico e UFPR emite orientações por conta da greve

Instituições emitiram normativas para orientação sobre suspensão das aulas. Greve dos professores dura mais de dois meses

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suependeu o calendário acadêmico e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) emitiu uma “orientação” por conta da greve dos técnicos administrativos e dos professores. A primeira já dura mais de três meses, e a dos docentes, mais de dois.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) já havia deliberado suspensão em abril.

Na UTFPR a suspensão vale a partir do fim do semestre letivo, em 5 de julho. A indicação foi feita pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) antes de ir ao plenário do Conselho Universitário.

Saiba mais: Conferência Internacional de Políticas Públicas começa em Curitiba

Na UFPR divulgou “diretrizes” para orientar estudantes sobre reposição de aulas e, em nota, afirmou que a gestão está “sempre está aberta ao diálogo e reafirma seu compromisso com a democracia, a transparência e o respeito ao movimento grevista da comunidade da UFPR”.

Greve

A greve dos técnicos dura mais de três meses em todo Brasil. A previsão é de que a decisão sobre a contraproposta apresentada pelo Governo Federal seja tomada nesta quinta-feira (20).

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a proposta prevê reajuste médio de 29,6% em quatro anos, incluindo o reajuste geral do funcionalismo público federal dado no ano passado.

Leia também: Vídeo contra greve dos professores foi enviado pela Seed

Para os docentes a proposta do Governo prevê aumento 23% e 43% no acumulado de quatro anos, também contabilizando o reajuste de 2023. Conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os sindicatos locais devem fazer assembleias até sexta-feira (21) para avaliar a proposta do Governo.

EDITADO ÀS 11H57 PARA CORREÇÃO DE INFORMAÇÃO – A UFPR não suspendeu o calendário

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “UTFPR suspende calendário acadêmico e UFPR emite orientações por conta da greve”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima