Morre aos 93 anos Luiz Geraldo Mazza, decano do jornalismo político paranaense

Depois de longo período de internação, jornalista conhecido por seus comentários na CBN e na Folha de Londrina faleceu nesta terça-feira

Morreu na noite desta terça-feira (10), aos 93 anos, o jornalista Luiz Geraldo Mazza. Um dos mais importantes comentaristas políticos do Paraná, Mazza é conhecido por grande parte dos ouvintes por seu trabalho nas últimas décadas na CBN Curitiba. Ao lado de José Wille, apresentava o jornal de notícias locais, fazendo comentários sobre política e outros temas. Também manteve até o final da vida uma coluna no jornal Folha de Londrina.

Dono de um estilo forte e de um humor ácido, Mazza era uma espécie de memória da política paranaense. Sabia como poucos ligar os acontecimentos do dia a dia com a história do estado. Tinha particular predileção por falar sobre os anos de Bento Munhoz da Rocha, Moyses Lupion e Ney Braga como governadores, mas também se mantinha a par dos bastidores da política atual.

Com sua voz rouca e pausada, era sempre incisivo em seus comentários. No texto da Folha, por outro lado, mantinha um estilo que por vezes chegava a ser críptico e rebuscado.

Modesto, jamais se colocava no papel de estrela do jornalismo local, embora sem dúvida fosse esse o seu lugar. Ao encerrar o expediente na CBN, pela manhã, ia de ônibus ou mesmo a pé até a sucursal da Folha de Londrina. Conversava com todos, sempre com o modo eloquente e um tanto brincalhão.

História

Mazza nasceu em Paranaguá, em 10 de fevereiro de 1931. Em 1954 se formou em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fez carreira no Diário do Paraná e na Última Hora, de chefe de reportagem a editor de opinião. Também trabalhou em outras redações, como Correio de Notícias, Folha de Londrina, Indústria e Comércio e Folha de S. Paulo.

Além disso, era membro da Academia Paranaense de Letras. Ainda dirigiu o telejornalismo da TV Paranaense Canal 12, colaborou com o Diário da Tarde e o Diário do Comércio, além de inúmeras revistas regionais.

Colegas jornalistas lamentaram o falecimento e também personalidades do mundo político, entre eles o governador do Estado, Ratinho Jr. (PSD).

O velório do ocorre nesta quarta-feira, entre 9h e 17h na Unilutus, capela 03, em Curitiba. Mazza estava internado há dias e enfrentava problemas de saúde.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima