Um dia na Vila Capanema 

Documentário mostra o reencontro da torcida com o Paraná Clube após dois longos anos de espera

Por dois anos a torcida do Paraná Clube esperou pelo reencontro com o time. Em 25 de maio de 2024, num sábado gelado e com riscos de chuva, essa torcida lotou a Vila Capanema para ver um jogo que a maior parte dos torcedores de times grandes desprezaria solenemente: uma partida da segundona do Campeonato Paranaense contra o modesto Laranja Mecânica.

Os estudantes de jornalismo Eric Rodrigues e Murilo Bernardon acompanharam durante todo o dia a paixão dos paranistas e a felicidade por reencontrar o time, que no ano passado cumpriu uma punição e jogou pela primeira vez a série prata sem contar com a torcida nas arquibancadas da Vila Capanema. O resultado das filmagens é o minidoc “Um Dia na Vila Capanema”, que você assiste aqui na íntegra.

História

O Paraná Clube foi fundado em 1989, na fusão entre o Colorado Esporte Clube e o Esporte Clube Pinheiros. Os anos seguintes foram gloriosos para os paranistas: em 3 anos, subiram para a terceira divisão do campeonato brasileiro. Ganharam 5 estaduais seguidos — foram 7, no total — e 2 títulos da segunda divisão nacional, em 1992 e 2000. Em 2007 chegou às oitavas da Libertadores. 

Foram dez anos seguidos na segunda divisão do brasileiro, até que veio o acesso à elite em 2017. Foi uma passagem rápida. Em 2018, amargou a lanterna e retornou para a Série B do Brasileirão. Os anos seguintes resultaram em descensos sucessivos. Na última rodada do campeonato, em 2020, perdeu e caiu para a Série C. Apenas 9 meses depois, foi rebaixado para a D, e depois foi rebaixado também do campeonato estadual. O retorno à primeira divisão do paranaense se escapou em 2023. Com isso, o Paraná ficou sem calendário nacional.

Este documentário foi produzido por Eric Rodrigues e Murilo Bernardon para o projeto Periferias Plurais do Jornal Plural. O projeto tem apoio do escritório de advocacia Gasam.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Um dia na Vila Capanema ”

  1. Boa matéria.

    Não torço nem pelo COXA, CAP ou Paraná Clube. Mudei para o Paraná em 1.975, criança ainda, e para Curitiba em 1.991 (aí já adulto), mas, mesmo assim, não tenho nenhuma preferência.

    MAS, tanto para os clubes; imprensa; comércio e o esporte de forma geral, seria IMPORTANTE os 3 clubes, na Série “A”. SULA; LIberta e CBrasil.

    Enfim, quem sabe no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima