De bicicletas a ônibus e veículos de entrega, é a Curitiba “limpa”

Nesta semana que passou começaram os testes com ônibus 100% elétricos em Curitiba. Até sexta-feira (23), os coletivos fazem as rotas de cinco linhas. Segundo a prefeitura, a substituição de veículos à combustão – que emitem gás carbônico, por ônibus […]

Nesta semana que passou começaram os testes com ônibus 100% elétricos em Curitiba. Até sexta-feira (23), os coletivos fazem as rotas de cinco linhas. Segundo a prefeitura, a substituição de veículos à combustão – que emitem gás carbônico, por ônibus elétricos, além de reduzir a carga de poluentes no ar, também é um alívio para o ruído urbano, dois fatores que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Já nessa quinta-feira (22), foi anunciado um serviço de bicicletas compartilhadas na cidade; com a presença da Família Folhas, ícone da campanha dos anos 1990, que plantou a semente da reciclagem de resíduos domésticos, cujos “frutos” são percebidos até hoje, por uma geração que já educa os filhos com a consciência do “SE-PA-RE”. Os ônibus elétricos e as magrelas compartilhadas são mais uma tentativa de promover a intermodalidade nos deslocamentos e ir deixando a cidade alinhada com os objetivos do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que começou a ser implementado no ano passado.

Mas as iniciativas não partem apenas dos setores públicos ou das parcerias público-privadas, o volume de vendas de carros de passeio e utilitários 100% elétricos demonstra que os silenciosos, econômicos e charmosos BEVs (Batery Electric Vehicle) chegaram para ficar.

Crescimento de vendas

De acordo com a Associação Brasileira do Veículos Elétrico (ABVE), somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil emplacou 3.395 veículos 100% elétricos, um aumento de 19% quando comparado com os BEVs vendidos no mesmo período de 2021 (2.851).

Só em junho, foram 1.089 emplacamentos de BEVs, que representaram 27% do total de eletrificados vendidos no mês e esse crescimento foi puxado, principalmente, pelos veículos comerciais leves, como vans, picapes e furgões.

Bateria do e-Expert: 330 quilômetros de autonomia. Foto: Divulgação.

Um desses modelos acabou de chegar em Curitiba, o Peugeot e-Expert, cujos números impressionam. São 330 quilômetros de autonomia; recarga rápida em até 45 minutos; bateria com oito anos de garantia; câmbio automático. Tudo isso, com baterias que pesam apenas 534 kg, com mais potência do que o modelo a diesel (elétrico 136 cv, contra os 120 cv do diesel); 6,1 m³ de volume útil de carga; 1.002 kg de carga útil e o que há de mais novo e confortável para a condução, como ajuste de altura e profundidade do volante, assento do motorista com regulagens (leva motorista e dois passageiros); direção eletro-hidráulica; vidros, travas e retrovisores elétricos; computador de bordo; faróis com acendimento automático; itens de segurança, como airbags, freios ABS e indicador de fadiga.

Mais econômico

Segundo comparativo da equipe pós-venda da Peugeot, além de não poluir, o furgão elétrico é bem mais econômico. O custo por km rodado é de R$ 0,22, enquanto na versão a diesel o custo é de R$ 0,62, uma economia de 70%.

Para fazer as revisões no furgão elétrico também pesa menos no bolso. Enquanto na versão a diesel o valor total para fazer as cinco primeiras revisões (20; 10; 60; 80 e 100 mil km) é de R$ 7.440; no e-Expert 100% elétrico é a metade disso, R$ 3.585.

Utilitário com muito espaço e baixo custo por quilômetro rodado. Foto: Divulgação

O utilitário chegou há poucos dias, mas já está sendo bastante procurado na concessionária onde é vendido com exclusividade, a Peugeot Le Lac, do Parolin. “É uma das mais antigas concessionárias do Peugeot do Brasil, há 25 anos no mercado. A parte de utilitários é um segmento bem forte. Mas era uma linha de furgões que tinha apenas as opções flex e diesel. E agora começamos a receber esse novo produto, que é o mesmo furgão que a gente tem na versão a diesel, agora na versão elétrica”, disse ao Plural, o gerente de marketing do Grupo Le Lac, Acir André.

Combustível limpo

O gerente também explica que o e-Expert é ideal para entregas em centros urbanos, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. “Tem um apelo ecológico enorme. Muitas empresas já estão vindo conhecer o carro, ele é na medida para fazer entregas urbanas porque é um furgão 100% elétrico. Então, por exemplo, o Boticário já tem carros elétricos que fazem entregas, enfim várias empresas que estão olhando esse tipo de produto. Além do apelo ecológico, tem também o financeiro, com um custo baixo para abastecer e de manutenção. Ele é perfeito para o estilo urbano, até pela autonomia, a gente pega o Mercado Livre por exemplo, cujos furgões fazem rotas de 200 a 300 km por dia, o e-Expert dá conta de fazer, sem precisar parar para recarregar”, finalizou Acir.

Exclusividade

O Peugeot e-Expert está disponível para venda e test drive na Peugeot Le Lac, do Parolin (R. Des. Westphalen, 3790), única no Paraná a ter o modelo.

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