Documentário “O Ponto Firme” é exibido no Sesc Centro

A exibição do filme, seguida por bate-papo, é parte da programação da Semana Fashion Revolution Curitiba 2024

Nesta quarta-feira (24), às 19h, o documentário “O Ponto Firme” será exibido gratuitamente no Sesc Centro, em Curitiba. O filme, conforme conta a diretora Laura Artigas, registra o processo criativo da primeira coleção de roupas do projeto criado pelo estilista e designer Gustavo Silvestre, quase inteira feita dentro de uma sala de aula na Penitenciária Estadual Adriano Marrey, em Guarulhos. “Foram 9 meses desde as primeiras agulhadas em junho de 2017, ao final do trabalho em abril de 2018. Graças a dedicação de um professor, os sentenciados podem imaginar novas possibilidades de futuro”, diz a cineasta.

Tabu

Fazer crochê ainda pode ser um tabu para alguns homens, e era para a maioria dos alunos do designer Gustavo Silvestre quando começaram seu curso dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo. Mas, ao longo de 9 meses Thiago, Erick, Honorato, Anderson, Fabiano, entre outros 20 artesãos aprenderam o ponto correntinha, ponto alto, ponto baixo. Crochetaram blusas, bonés, vestidos, e fizeram da união de tapetinhos de banheiro uma peça de arte téxtil digna de exposição em grandes Museus.

“O Ponto Firme”

Ao longo de uma hora e trinta minutos, “O Ponto Firme” filme aposta na linguagem do cinema direto para contar a história da primeira coleção de roupas do projeto social idealizado por Silvestre e revela os paradoxos do ambiente prisional e das coloridas possibilidades das linhas de crochê, da educação e da arte.

Criações dos alunos do projeto Ponto Firme.

O filme começou a ser rodado em guerrilha, em junho de 2017, a partir do encontro entre Laura Artigas e Gustavo Silvestre no Grupo Maior do que Eu – GE, grupo de estudos, coordenado pela artista Karlla Girotto. O projeto foi abraçado pela BR 153 Filmes, dos produtores Viviane Rodrigues e Gustavo Maximiliano, foi contemplado pelo prêmio de Fomento ao Cinema Paulista de 2017, com patrocínio da SABESP, e conta com distribuição da Forte Filmes.

Antes de entrar na programação do Fashion Revolution, o filme teve pré-estreia virtual no São Paulo Fashion Week N50, para mais de 1566 espectadores; ganhou menção Honrosa no Berlin Indie Film Festival (Alemanha); recebeu o prêmio de melhor documentário no Moving Parts Film Festival em (Los Angeles, EUA); ganhou
menção honrosa no Contra el Silencio todas las Voces: Encuentro Hispanoamericano de Cine Independiente (México); e também foi exibido no Buenos Aires Internacional Film Festival; no Boden Film Festival (Suécia); na versão brasileira do Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda; e estreou nas salas de cinema no circuito SPCine.

O crochê, a moda e a penitenciária

O projeto social de Gustavo Silvestre “Ponto Firme” surgiu oferecendo aulas de crochê na Penitenciária Adriano Marrey em 2015, e tornou-se uma das principais atrações do line-up fixo do São Paulo Fashion Week. Em 2021, a iniciativa se transformou em uma escola na região da Praça da República no Centro de São Paulo, com o apoio da Brazil Foundation. No mesmo ano, as ações passaram também a atender pessoas em situação de refúgio e pessoas trans em situação de vulnerabilidade social, com a parceria do Ministério Público do Trabalho.

Silvestre fala que a curiosidade nasceu da lembrança de ver mulheres de sua família fazendo crochê, então começou o aprendizado. A vida do “Projeto Ponto Firme” na penitenciária, foi definida pela carência de atenção e atividades que existe ali. “Eu trabalho para mudar o caminho que a moda tomou, para procurar outras maneiras de fazer moda, de conectar pessoas, de levar beleza. Eu acho que tem a ver com criar consciência, com enxergar o todo, não é sobre roupa, é sobre o que está por trás de tudo. E também trabalho para construir pontes, entre o industrial e o manual, entre o masculino e coisas que são ditas do feminino, entre a penitenciária e espaços que essas pessoas normalmente não acessariam. E o crochê vai entrando e fazendo esses entremeios. O crochê tem poder de transformar vidas”.

Desde 2022 Gustavo Silvestre realiza uma collab com o estilista francês Kevin Germanier e desfila suas peças na Paris Fashion Week – sempre confeccionadas em parceria com a equipe de artesãs e costureiras do projeto Ponto Firme.

Exibição do documentário “O Ponto Firme”, com bate-papo

Nesta quarta-feira (24), das 19h às 21h, no Sesc Centro — Cine José Loureiro (Rua José Loureiro, 578. Centro), entrada gratuita.

A pré-inscrição para assistir à sessão pode ser feita aqui. Outras informações pelo telefone: (41) 3326-2372.



Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima