Deltan desiste de candidatura a prefeito de Curitiba

Desistência acontece logo depois de reunião entre ex-procurador e o governador Ratinho Jr

O ex-deputado federal e ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Novo) anunciou nesta sexta-feira (3) que desistiu de concorrer à Prefeitura de Curitiba neste ano. O anúncio veio na mesma semana em que Deltan teve uma reunião com o governador Ratinho Jr. (PSD) e com seu candidato à Prefeitura, o atual vice-prefeito da cidade, Eduardo Pimentel (PSD).

Na nota em que explica sua desistência, Deltan afirma que “depois de muito orar e refletir”, chegou à conclusão de que sua missão neste momento “vai muito além de Curitiba”. Diz ainda que não se importa com o cargo, e que ter cargos públicos seria, para ele, apenas um “meio” para cumprir sua missão.

Deltan vinha se colocando como pré-candidato à Prefeitura havia alguns meses, mesmo existindo dúvidas sobre a legalidade de sua candidatura. Em 2022, o ex-procurador foi eleito deputado federal com a maior votação do estado. No entanto, acabou tendo o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado. Para os ministros do TSE, Deltan burlou a Lei da Ficha Limpa ao se exonerar da Procuradoria da República antes que denúncias contra ele se transformassem em procedimentos administrativos.

Com a saída de Deltan da disputa, não fica claro se o Novo terá candidato à Prefeitura de Curitiba. Outros nomes, como o da vereadora Indiara Barbosa, e do secretário Valdemar Bernardo Jorge chegaram a ser cotados. No entanto, a substituta mais provável seria a esposa do próprio Deltan, Fernanda Dallagnol, que fez um curso para candidatos a cargos eletivos recentemente no RenovaBR.

Existe também a possibilidade de o Novo apoiar oficialmente a candidatura de Eduardo Pimentel. A reunião de Ratinho com Deltan aponta para isso. Porém, mesmo que a aliança não saia, Pimentel sai ganhando com a desistência de um candidato que disputaria o mesmo eleitorado com ele.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Deltan desiste de candidatura a prefeito de Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima